Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.
Educação Financeira
Cuidados para garantir segurança financeira online
Precauções financeiras na Internet
Os sites bancários têm uma responsabilidade e preocupação em termos de segurança da informação diferente dos sites gerais, para garantir a sua proteção. No entanto, os meios fraudulentos para recuperar informações pessoais e confidenciais estão a aumentar cada vez mais.
Precauções a ter antes de fazer pagamentos na Internet
- De um modo geral, não efetue qualquer transação bancária em computadores não protegidos por antivírus e evite os sites desconhecidos, com fraca reputação.
- Dedique algum tempo a verificar a autenticidade da entidade responsável pelo site.
- Digite em vez de clicar no link de um e-mail não solicitado.
- Certifique-se de que o URL do site começa com "https" e que existe o símbolo de um cadeado na barra de endereço do site, indicando que o site contém uma ligação segura.
Alguns conselhos para quando acede ao site do seu banco
- Nunca aceda a serviços online do seu banco através de uma rede Wi-Fi, livre ou pública. Qualquer pessoa tem a capacidade de recuperar os seus dados e aceder à sua conta pessoal. Neste caso, é mais difícil provar que ocorreu uma fraude;
- Nunca responda a um pedido de informações bancárias através de e-mail, SMS ou um site. Um banco geralmente entra em contato com os clientes por correio. Se tiver alguma dúvida, não hesite em contactar o seu banco;
- Quando se abre uma janela enquanto está a aceder ao site do seu banco, nunca clique no link dessa janela. Feche a janela. Se aceitar a ação proposta na janela extra, poderá ser uma maneira de aceder aos seus dados bancários;
- Nunca partilhe os seus dados bancários em redes sociais ou qualquer outra fonte que esteja acessível a todos;
- Nunca use a sua data de nascimento ou a dos seus filhos como pin ou palavra-passe. Opte por uma senha que não tenha qualquer ligação com a sua identidade.
Phishing
O que é o Phishing?
Phishing é uma técnica fraudulenta de Cibercrime usada por hackers (piratas informáticos) para obter informações confidenciais a partir dos utilizadores online, sendo muito comum a sua prática em instituições financeiras.
Esta consiste em fazer a vítima, da fraude, acreditar que o seu banco ou uma instituição de confiança lhe pediu, por e-mail, para escrever a sua palavra-chave, número do cartão de crédito, data de nascimento e outros dados, por motivos diversos que não correspondem à verdade.
Como se pode proteger do Phishing?
- Evite clicar nos links dos e-mails que recebeu, estes podem direcioná-lo/a para sites fraudulentos. Em caso de dúvida, digite manualmente o endereço na barra do navegador.
- Apenas consulte ou altere as suas informações pessoais (dados bancários, senha...) em sites seguros (URL do site começa com "https" e que existe o símbolo de um cadeado na barra de endereço do site).
Saiba mais dicas para uma gestão financeira mais segura aqui!
O conteúdo deste artigo é meramente informativo.
Artigos relacionados
-
-
Cuidados para garantir segurança financeira online
Os sites bancários têm uma responsabilidade e preocupação em termos de segurança da informação diferente dos sites gerais, para garantir a sua proteção. No entanto, os meios fraudulentos para recuperar informações pessoais e confidenciais estão a aumentar cada vez mais.
-