Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.
Educação Financeira
Gerir a mesada dos seus filhos
Educação financeira dos mais novos
Em Portugal, as crianças começam a receber mesada, em média, aos 9 anos. É, nesta idade, que começam a ter noção do conceito de dinheiro, a compreender o seu valor e a sua necessidade.
Esta etapa é importante tanto nas suas vidas como na sua educação. É a oportunidade para se tornarem mais autónomas. O valor da mesada que vai estabelecer vai depender das necessidades do seu filho.
Converse com ele sobre o assunto, ajudando-o a perceber melhor as suas necessidades e a gerir o valor definido. Em média, as crianças de 9 a 11 anos recebem €10 por mês.
Atribuir uma mesada ao seu filho tem um objetivo educacional:
- Promove a autonomia da criança e exige que esta faça a gestão do seu dinheiro, identificando as suas necessidades, e consequentemente que identifique as suas prioridades.
- Torna-o responsável e ensina-lhe o valor do dinheiro e o conceito de poupança.
- Demonstra a importância de poupar, no poupar é que está o ganho.
Como ajudar uma criança a gerir o seu orçamento?
- Uma vez que a quantia é definida e as regras estabelecidas, deixe as crianças realizarem as suas próprias experiências e não faça juízos de valor. Se cometerem erros, irão perceber como gerir melhor a sua mesada por si mesmas;
- A mesada deverá constituir uma forma excecional de motivação e não deverá ser objeto de chantagem. O dinheiro pode ser uma fonte de motivação, mas não deve tornar-se o objetivo de ‘premiação’ pelo bom comportamento da criança;
- É importante estabelecer regras para as compras com a mesada, proibindo determinado tipo de produtos/serviços que considere inapropriados. Para os mais jovens, pode advertir, por exemplo, que os doces em demasia têm um efeito prejudicial para a saúde. Ajude os seus filhos a comer melhor com o nosso apoio.
Ajudá-lo a proteger o seu dinheiro, falando sobre perda e roubo
- A criança precisa de aprender a proteger e a guardar o seu dinheiro para evitar as perdas. Guardar as notas e as moedas no mealheiro poderá ser uma aposta mais segura;
- Geralmente, os ladrões ameaçam e intimidam, apelando ao silêncio. Deverá promover o diálogo sobre as situações de roubo e abordar os respetivos perigos.
Ainda na temática da segurança dos seus bens, aprenda a proteger a sua casa de assaltos com a ajuda do nosso artigo e do nosso seguro de habitação Casa Segura.
O conteúdo deste artigo é meramente informativo.
Artigos relacionados
-
-
Cuidados para garantir segurança financeira online
Os sites bancários têm uma responsabilidade e preocupação em termos de segurança da informação diferente dos sites gerais, para garantir a sua proteção. No entanto, os meios fraudulentos para recuperar informações pessoais e confidenciais estão a aumentar cada vez mais.
-