Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.
Segurança na Estrada
Como conduzir em segurança no inverno?
Prevenção em caso de condições climatéricas adversas
As condições atmosféricas que se verificam no outono e no inverno dificultam bastante a condução. A chuva, a neve, o gelo e o nevoeiro provocam má visibilidade e perda de aderência à estrada, por isso exigem a máxima vigilância do condutor.
Lidar com o mau tempo
Com estas condições atmosféricas deve aumentar a distância de segurança, reduzir a velocidade e circular com os médios ligados, mantendo assim a sua segurança e a dos outros condutores.
Com chuva: quando chegam as primeiras chuvas o piso fica ainda mais escorregadio devido à água e sujidade acumulada nas estradas. Tenha em atenção quando passa em poças de água para evitar a aquaplanagem.
Com nevoeiro: a visibilidade fica bastante reduzida, pelo que deve evitar efetuar ultrapassagens, evitando assim, colocar em perigo todos os que circulam na estrada.
Com neve e gelo: a aderência do carro à estrada é mais reduzida, assim sugerimos que verifique o estado dos pneus e coloque as correntes de segurança. Circule devagar e evite fazer acelerações e travagens bruscas, o melhor é travar com o motor.
Alerta meteorológico
Antes de viajar, analise as condições atmosféricas e o seu veículo, para que em caso de temporal esteja prevenido.
Durante a viagem, ligue o rádio e esteja atento às notícias sobre o estado do tempo, transito e condições de tráfego.
A travagem de emergência
Apenas os travões têm capacidade para desacelerar rapidamente e parar o veículo sem danos, desde que a travagem seja feita sem bloquear as rodas. No entanto, com o sistema ABS (Sistema Anti bloqueio de Travagem), as situações de bloqueio de rodas são quase nulas, conseguindo o condutor manter o controlo da direção durante a travagem forte, podendo mudar de trajetória, caso necessário.
No que respeita à condução na neve, uma das regras primordiais é conduzir lentamente. Quando está a conduzir numa linha reta, pode parecer que está “seguro” e ganha confiança, mas não se esqueça de diminuir a velocidade nas curvas, caso contrário poderá deslizar e perder o controlo do carro. O melhor é usar o motor como travão, muito pouco o acelerador e os travões somente em caso de emergência e a uma velocidade muito baixa.
Lembre-se que não está sozinho na estrada
Não se esqueça que na estrada existem condutores com mais e menos experiência de condução. O condutor à sua frente pode estar com dificuldades com o nevoeiro, ver mal à noite ou mesmo entrar em pânico porque o carro está a deslizar. Tente prever o comportamento dos outros condutores e mantenha a distância de segurança.
Leia também o nosso artigo com conselhos sobre como se proteger das vagas de frio.
O conteúdo é meramente informativo e não dispensa a consulta das normas legais associadas.
Artigos relacionados
-
-
Montagem e utilização das cadeirinhas no automóvel
De acordo com o artigo 55.º do Código da Estrada, as crianças com menos de 12 anos de idade e menos de 135 cm de altura transportadas em automóveis equipados com cintos de segurança, devem ser seguras por sistema de retenção homologado e adaptado ao seu tamanho e peso.
-
Qual é a idade recomendada para deixar de conduzir?
Em Portugal não existe uma idade legal obrigatória para deixar de conduzir. No entanto, pode decidir quando parar enquanto não tiver uma condição médica que afete a condução. Descubra de que forma as alterações na sua saúde podem afetar a sua condução e como desistir da sua licença, se necessário.