Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.
Empresas
Estão abertas as candidaturas da 5.ª edição
Queremos premiar o que de melhor se faz em matéria de inovação para a prevenção e sinistralidade nas empresas do nosso país.
Inovação em prevenção nas Empresas
Conscientes da especial importância da prevenção e da gestão de risco em contexto empresarial, a Ageas Seguros lança a 5.ª edição do Prémio Inovação em Prevenção, um prémio que conta com a parceria da Ordem dos Economistas e do ISQ.
O objetivo desta iniciativa é premiar práticas empresariais inovadoras em matéria de prevenção e segurança e divulgar exemplos de projetos ao mercado, para iniciar um ecossistema de melhorias significativas que contribuem para a eficácia na gestão das empresas, promovendo uma cultura de gestão de risco.
O Prémio divide-se em 3 categorias:
- Pessoas
- Património
- Ambiente
Para além destas categorias, é ainda premiado o "Melhor Projeto de Inovação em Prevenção".
Prémio Inovação em Prevenção
Valorizamos a inovação em prevenção nas suas várias vertentes.
Categoria Pessoas
-
Pessoas
Projetos que impactem na prevenção e promoção das condições de segurança, saúde e bem-estar dos stakeholders (colaboradores, clientes, fornecedores e comunidade).
-
-
Colaboradores
- Intensificação de ações que promovam a igualdade de género, diversidade e inclusão;
- Estratégia para a atração e retenção de talentos;
- Definição de políticas para diminuição do nível de absentismo e aumento da produtividade;
- Garantia da proteção dos dados pessoais (RGPD);
- Bem-estar, satisfação e valorização pessoal: benefícios / condições sociais, conciliação de vida profissional, familiar e pessoal e promoção do equilíbrio psicológico e saúde (individual e familiar);
- Formação/Capacitação profissional.
Cultura de Segurança: - Envolvimento das partes interessadas (gestão de topo, Colaboradores, fornecedores, Clientes, …);
- Organização dos serviços de segurança e saúde no trabalho (interno/externo);
- Identificação de perigos/riscos, avaliação e controlo dos riscos através da implementação de ações/medidas de prevenção e proteção;
- Ações para avaliação quantitativa à presença de agentes químicos, físicos e biológicos e respetivas medidas de prevenção, proteção e promoção da vigilância da saúde;
- Verificação/inspeção periódica dos equipamentos de trabalho, equipamentos de proteção coletiva e individual;
- Programa de investigação de incidentes/acidentes;
- Promoção da formação contínua, informação e consulta aos colaboradores sobre a segurança e saúde no trabalho.
-
Fornecedores/Clientes/Parceiros
- Nível de satisfação dos Clientes/Fornecedores/Parceiros;
- Proteção dos dados;
- Riscos da cadeia de valor, tais como normas relativas às condições de trabalho na cadeia de valor.
-
Comunidade
- Relações com os Colaboradores e com a comunidade;
- Desenvolvimento de projetos envolvendo a comunidade.
-
Categoria Ambiente
-
Ambiente
Projetos que promovam a criação de políticas ambientais, alinhadas com indicadores de sustentabilidade que visem a diminuição do impacto ambiental e a gestão eficiente de recursos.
-
-
Ambiente
- Prevenção e controlo da poluição para redução das emissões para o ar, água e solo e a gestão de resíduos.
- Prevenção e controlo da poluição para redução das emissões para o ar, água e solo e a gestão de resíduos.
-
Recursos
- Promoção da eficiência energética e uso de energias renováveis;
- Gestão eficiente do consumo de água;
- Preservação da biodiversidade;
- Promoção da economia circular intraempresa e extraempresa.
-
Alterações climáticas e emissões de carbono (descarbonização)
- Implementação de medidas para redução das emissões de CO2.
-
Compras sustentáveis (Procurement)
- Incorporação de critérios de aquisição ambientais na cadeia de valor.
-
Categoria Património
-
Património
Projetos que potenciem a prevenção e proteção de danos materiais e de segurança da informação (Cibersegurança) das organizações, permitindo a continuidade do negócio e a gestão do risco.
-
-
Continuidade de Negócio (Contingência/Recuperação)
- Definição e implementação de estratégias e planos de ação que permitam a identificação e preservação da continuidade do negócio após a ocorrência de incidentes.
-
Cibersegurança
- Medidas e políticas de proteção da empresa contra os principais cibercrimes (roubo de dados, ransomware, fraude com e-mails, malware, phishing, entre outros);
- Segurança da infraestrutura, equipamentos informáticos, recursos, entre outros;
- Partilha de boas práticas contra o cibercrime (princípios da informação, proteção de dados, posto de trabalho, passwords, proteção de equipamentos informáticos, entre outros).
-
Edifícios (património)
- Construção sustentável (seleção materiais sustentáveis, eficiência de recursos, gestão de resíduos, bem-estar, redução impactos ambientais…);
- Gestão do risco (governação, organizacional, patrimonial, comunicação, imagem e reputação, compliance, compras, ambiente, segurança e saúde, qualidade, operação, …);
- Planos de manutenção preventiva, preditiva e corretiva de sistemas e equipamentos;
- Preparação para riscos naturais/alterações climáticas (inundações, incêndios florestais, tempestades, …).
Segurança contra incêndio: - Submissão, aprovação e implementação das medidas de autoproteção;
- Sistemas de proteção passiva (sistemas e materiais de resistência e reação ao fogo) e ativa (sistemas de extinção, carreteis, extintores, …) adaptada à atividade e/ou envolvente.
-
Empresas elegíveis ao Prémio Inovação em Prevenção
- Empresas Privadas ou com participação Pública, desde que atuem em mercados concorrenciais ou evidenciem práticas de gestão orientadas para objetivos económico-financeiros
- N.º Empregados igual ou superior a 10 Colaboradores
- Volume de Negócios superior ou igual a 5 Milhões de Euros e inferior a 50 Milhões de Euros
Júri das candidaturas
-
António Mendonça
Bastonário da Ordem dos Economistas
-
-
Apresentação - António Mendonça
António Mendonça é o atual Bastonário da Ordem dos Economistas de Portugal, tendo sido anteriormente Presidente da Delegação Regional do Centro e Alentejo da Ordem dos Economistas. É também consultor em diversos projetos e estudos económicos, nacionais e internacionais.
-
Experiência Profissional
Professor Catedrático do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG-UL), António Mendonça é docente e investigador nas áreas da Macroeconomia, Economia Internacional, Economia Financeira Internacional e Economia e Política dos Transportes, sendo atualmente também Coordenador do Mestrado em Economia Internacional e Estudos Europeus e, até 2018, Coordenador do Mestrado em Cooperação e Desenvolvimento. Conta já com vários trabalhos publicados nas áreas da investigação e docência.
O atual Bastonário da Ordem dos Economistas assumiu vários cargos de direção no ISEG-UL e foi também Presidente do CESA-Centro de Estudos sobre África, Ásia e América-Latina, assim como Presidente do CEDIN-Centro de Estudos de Economia Europeia e Internacional.
António Mendonça foi nomeado Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações do XVIII Governo Constitucional de Portugal, em outubro de 2009, exercendo o cargo até junho de 2011.
-
-
Armindo Monteiro
Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal
-
-
Apresentação - Armindo Monteiro
Licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade de Évora, e pós-graduado em Estatística e Sistemas de Informação pela Universidade Nova de Lisboa (NOVA IMS), Armindo Monteiro liderou diversas empresas ao longo da sua carreira profissional, nomeadamente a COMPTA, tornando-se na altura o mais novo líder de uma empresa cotada em bolsa (EURONEXT).
-
Experiência Profissional
Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal desde março de 2023, organização onde ocupava a cadeira da vice-presidência desde 2010. Acionista, presidente e CEO do grupo LEVON, universo empresarial que desenvolve atividade nas áreas da engenharia e construção, ambiente e serviços, tecnologias e gestão imobiliária.
Foi Presidente da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, presidente da ANETIE – Associação Nacional das Empresas das Tecnologias de Informação e Eletrónica, Vice-Presidente da Yes for Europe – Confederação Europeia de Associações Jovens Empresários, vice-presidente da CIJE – Confederação Ibero-Americana de Jovens Empresários e presidiu ao Conselho Geral da Universidade de Évora.
-
-
Camilo Lourenço
Jornalista, Comentador, Fundador e Apresentador
-
-
Apresentação - Camilo Lourenço
Camilo Lourenço é jornalista económico e docente universitário. Começou no O Jornal e foi um dos fundadores do Diário Económico e diretor da revista Valor, de onde saiu para assumir a direção editorial das revistas Exame.
-
Experiência Profissional
Foi editor de economia da Rádio CMR e Rádio Comercial e comentarista da SIC Notícias. É colunista do Jornal de Negócios, Record e comentarista da RTP, Rádio Clube Português e TvNet. É fundador e apresentador de A Cor do Dinheiro.
-
-
Cristina Siza Vieira
CEO da AHP – Associação da Hotelaria de Portugal
-
-
Apresentação - Cristina Siza Vieira
Cristina Siza Vieira é licenciada em Direito e pós-graduada em ciências jurídico-administrativas pela Faculdade de Direito de Lisboa, com especialização em Direito do Ordenamento do Território, Urbanismo e Ambiente.
-
Experiência Profissional
Trabalhou no setor público, onde desempenhou designadamente funções como Diretora-Geral do Turismo; Vogal do Conselho Consultivo de Jogos da Inspeção Geral de Jogos; Encarregada de Missão do Centro de Apoio ao Licenciamento de Projetos Turísticos Estruturantes e no setor privado, como advogada na Banca e consultora de grupos empresariais do turismo.
É formadora sendo regularmente convidada para lecionar em vários cursos, seminários e formações.
Adicionalmente é co-coordenadora científica e professora no Curso de Pós-Graduação em Direito do Turismo (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa 2012-2015) e, desde 2016, é professora na Pós-Graduação em Gestão Hoteleira (Universidade Europeia, Lisboa).
Desde abril de 2010 ocupa o cargo de CEO da AHP – Associação da Hotelaria de Portugal.
Integra o júri do Prémio Carreira do “Boa Cama Boa Mesa” (Expresso); o júri do Prémio Nacional de Turismo, (Expresso e BPI) ; e o júri do Prémio Inovação em Prevenção (AGEAS Seguros).
É, desde 2021, membro do Conselho Consultivo do Grace – Empresas Responsáveis; e, desde julho de 2023, vogal da Direção Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa.
Em 2022 foi distinguida com o Prémio “Líderes do Turismo”, atribuído pela TNews.
-
-
Gustavo Barreto
Membro da Comissão Executiva do Grupo Ageas Portugal
-
-
Apresentação - Gustavo Barreto
Iniciou a sua carreira profissional há 26 anos, em Portugal, após a sua formação académica em Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.
-
Experiência Profissional
A sua formação inclui o Programa Avançado de Gestão, pela Insead, em Fontainebleau. Possui experiência profissional em seguradoras, onde desempenhou diferentes funções, desde Estratégia e Inovação, Business Intelligence, Marketing e Distribuição, em diversos canais de venda (Mediadores, Corretores, Banca, Parcerias, Affinities), e Marcas (Império Bonança, Médis, Ocidental e Ageas Seguros).
Desempenhou também funções a nível internacional, como Business Analyst na Eureko, na Holanda, e entre 2012 e 2014, como Diretor Regional de Marketing e Oferta, na Ageas Continental Europe, na Bélgica.
-
-
Henrique Figueiredo
Vogal da Comissão Diretiva - COMPETE 2030
-
-
Apresentação - Henrique Figueiredo
Mestre em Gestão e Estratégia Industrial pelo ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade de Lisboa. Tem como formação base uma licenciatura em Economia, também pelo ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade de Lisboa.
É Docente Convidado na UNL – Universidade Nova de Lisboa, onde leciona, em Mestrados e Licenciaturas, unidades curriculares no domínio da Gestão Estratégica, Empreendedorismo, Avaliação de Projetos e Gestão Financeira. -
Experiência Profissional
Vogal da Comissão Diretiva do COMPETE 2030.
Previamente desempenhou funções de Diretor de Políticas de Inovação na ANI - Agência Nacional de Inovação. Foi também Diretor do PROCURE+i – Centro de Competências em Compras Públicas de Inovação, tendo ainda desempenhado funções de Direção na área da Transformação Digital, no COMPETE 2020, de Gestão Financeira e de Gestão da Qualidade, no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
-
-
Jorge Portugal
Director - Geral da COTEC Portugal
-
-
Apresentação - Jorge Portugal
Possui licenciatura, mestrado e o Doutoramento em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico, no domínio da modelação físico-matemática da dispersão de contaminantes em escoamentos geofísicos.
Concluiu o MBA na NOVASBE e realizou o Leadership Program em Cibersegurança a convite do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América. -
Experiência Profissional
É Director-Geral da COTEC Portugal - Associação empresarial para a Inovação, a principal associação e rede empresarial de inovação tecnológica em Portugal. A sua experiência profissional inclui os sectores das TICs, Banca e Retalho. Foi consultor do Presidente da República de Portugal e do Governo de Portugal, entre outras instituições nacionais e internacionais.
Jorge Portugal iniciou a sua carreira profissional no Instituto Superior Técnico como docente e investigador. Ao longo mais de duas décadas que lecciona seminários, cursos de pós-graduação e formação de executivos no domínio da gestão e Inovação, em Portugal e no estrangeiro.
-
-
José Gomes
Membro da Comissão Executiva do Grupo Ageas Portugal
-
-
Apresentação - José Gomes
José Gomes é licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE, complementando a sua formação, ao longo da sua carreira, em diversas vertentes da gestão com a participação em programas internacionais promovidos pela Accenture, Universidade de la Salle, pela Kellog School of Management e pela Universidade Católica Portuguesa.
-
Experiência Profissional
A sua experiência profissional desenvolveu-se essencialmente no setor financeiro (banca e seguros), tendo também sido Partner da Consultora Accenture entre 2002 e 2014. Antes de integrar a Ageas, foi Presidente da Comissão Executiva da Açoreana Seguros e membro da Comissão Executiva da Associação Portuguesa de Seguradores (APS).
Assumiu funcões enquanto CEO do negócio Não Vida do Grupo Ageas Portugal, representando as marcas Ageas Seguros e Ocidental, sendo também membro da Comissão Executiva deste Grupo. Acumula ainda a função de Representante da Ageas Seguros como Vice-Presidente do Conselho de Administração da APS.
-
-
Nuno Gonçalves
Vogal do Conselho Diretivo do IAPMEI
-
-
Apresentação - Nuno Gonçalves
Mestre em Finanças pelo ISCTE - Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa e licenciado em Gestão, pela Universidade Autónoma de Lisboa.
-
Experiência Profissional
Vogal do Conselho Diretivo do IAPMEI; Adjunto do Ministro Adjunto e da Economia; Membro da Estrutura de Missão para a Capitalização de Empresas; Adjunto de gabinetes ministeriais, no Ministério da Economia e no Ministério dos Negócios Estrangeiros, com participação em várias missões empresariais a países africanos e da América Latina.
Vogal do Conselho de Administração de Sociedades de Garantia Mútua e de Sociedades de Capital de Risco, foi orador em conferências sobre as temáticas do financiamento empresarial e da internacionalização de empresas.
Colaborador em grupos de trabalho da Comissão Europeia e da OCDE.
-
-
Pedro Matias
Presidente do Conselho de Administração do ISQ
-
-
Apresentação - Pedro Matias
Pedro Matias, assumiu a Presidência do Conselho de Administração do ISQ em março de 2017.
Mestre em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação, desempenhou anteriormente funções como Vice-Presidente do IAPMEI, Presidente de diversos Fundos de Investimento e Empresas. -
Experiência Profissional
Foi também Administrador da APCER, membro da Direção da Startup Lisboa e do Conselho Científico do Taguspark.
Esteve ainda ligado a várias estruturas internacionais como a OCDE e Conselheiro do Comissário Europeu para a Investigação no âmbito do European Research Advisory Board.
Em maio de 2017, foi eleito membro do “Board of Directors” da CEOC – Confederação Internacional das Entidades de Certificação e Inspeções.
-
-
Sílvia Garcia
Administradora da ANI - Agência Nacional de Inovação
-
-
Apresentação - Sílvia Garcia
Doutorada em Biotecnologia, com pós-graduação em gestão industrial e licenciatura em Engenharia Química pela Faculdade Nova de Ciências e Tecnologia (FCTNOVA). Com mais de 15 anos de experiência na indústria, trabalhou principalmente na área da inovação tecnológica, nos sectores público e privado.
Nos últimos anos, tem-se concentrado no desenvolvimento de ideias e na sua implementação através de projetos de I&D multidisciplinares e estabelecimento de parceria estratégica com o Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN) com o objetivo de promover novas áreas tecnológicas. -
Experiência Profissional
É Administradora da ANI desde 2023. Liderou, até então, o Laboratório de Inovação e Desenvolvimento (INCMLAB) da Casa da Moeda e Imprensa Nacional, tendo contribuído ativamente para a sua criação e desenvolvimento, tendo sido
também responsável pelo lançamento e criação do Prémio de inovação da empresa (Prémio IN3+).
Foi investigadora sénior no ISQ (Instituto de Soldadura e Qualidade), onde também exerceu funções de técnica superior, na área da sustentabilidade industrial. Na Agência Portuguesa do Ambiente exerceu funções de técnica superior na área do licenciamento industrial, tendo também como missão o acompanhamento de políticas públicas junto da União Europeia, nomeadamente da área da responsabilidade ambiental. Iniciou a sua carreira como investigadora primeiro no IBET (Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica), tendo passado pelo ITQB (Instituto de Tecnologia Química e Bioquímica-António Xavier) e pela FCT-UNL (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa), onde se doutorou em 2006.
A título voluntário, foi coordenadora do grupo de missão de Inteligência Artificial da APDSI (Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação), responsável por analisar, discutir, divulgar as tendências, e promover o debate do uso de Inteligência Artificial no setor público e privado, assim como desenvolver reflexão e pensamento estratégico de forma a desmistificar a Inteligência Artificial.
-
-
Nuno Pinto de Magalhães
Vice-Presidente da Câmara do Comércio e Indústria Portuguesa
-
-
Apresentação - Nuno Pinto de Magalhães
Reconhecido pela sua visão estratégica e liderança, desempenhou um papel determinante em áreas-chave como Recursos Humanos, Compras, Organização e Métodos, Marketing, Vendas, Exportação e Logística. Para além da sua liderança na SCC, é uma figura de relevo em diversas instituições e associações, destacando-se pelo seu contributo ao desenvolvimento empresarial e associativo em Portugal.
Ao longo da sua carreira, foi distinguido com vários prémios de reconhecimento, incluindo o Prémio Carreira da revista Marketeer (2018) e da Meios e Publicidade (2018), assim como da Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa (2022). Recentemente, recebeu distinções da Rede "Aqui é Fresco" (2023) e da Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing (2024), além de ter sido eleito "Personalidade 2024" pela Junta de Freguesia da Estrela. -
Experiência Profissional
Vice-Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa – CCIP. Presidente do Conselho de Administração da SCC – Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, S.A., uma posição que reflete uma carreira de mais de cinco décadas dedicadas à empresa.
Desempenha ainda as seguintes funções:
Presidente da Auto-regulação Publicitária, da Câmara de Comércio Portugal Holanda e da Fundação Luso.
Vice-Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa.
Presidente da Assembleia Geral de diversas instituições, incluindo a GS1 – Codipor, Centromarca, Prevenção Rodoviária Portuguesa, GRACE e Confraria da Cerveja de Portugal.
Administrador da Sociedade Ponto Verde e Diretor da Embopar.
Membro do Conselho Geral da Fundação Portuguesa de Cardiologia, do Conselho Editorial da Executive Digest e da revista Event Point, bem como do Advisory Board da Imagens de Marca.
Secretário da Mesa da Assembleia Geral da CAIS.
-
Parceiros
Reveja a Cerimónia dos Vencedores da 4.ª edição
Fique a conhecer os vencedores da última edição do Prémio Inovação em Prevenção.
Edições Anteriores
Fique a saber mais sobre as edições anteriores do Prémio Inovação em Prevenção, como os vencedores de cada edição e a transmissão das cerimónias.